“Viva Livros”: literatura, humanização e emoção em Gonçalves

Leituras do Ano: lista atualizada
21 de outubro de 2019
MTT Comunicação põe Paulo Roberto Falcão em destaque na Rádio Jornal de Recife
29 de outubro de 2019
Mostre tudo

“Viva Livros”: literatura, humanização e emoção em Gonçalves

“Vocês estão me fazendo gente novamente”. Esta foi uma das muitas frases de impacto ouvidas durante o Laboratório de Leitura pocket – atividade de humanização pelos livros – que encerrou a primeira edição do “Viva Livros – Uma Experiência Literária”vivência cultural e humanística realizada no último fim de semana na charmosa vila refúgio Sítio Vila do Sol, instalada no alto de uma montanha em Gonçalves (MG), a cerca de 220km de São Paulo (SP).

Idealizado por mim e pela comunicadora Egle Maria Gallian e concebido em formato imersivo, o evento teve como convidado especial o premiado escritor João Anzanello Carrascoza, considerado um dos principais contistas do Brasil – e meu convidado na edição #28 do saudoso EPÍGRAFES.

Os participantes puderam conhecer suas inspirações e saber sobre a concepção artística de sua afetiva obra, com ênfase a alguns de seus principais livros.

Tive, por exemplo, a satisfação de ler trechos marcantes – e conduzir pequenos debates – de O Volume do Silêncio (Sesc SP Editora), Catálogo de Perdas (Sesc SP Editora)Elegia do Irmão (Alfaguara), Aquela Água Toda (Alfaguara), Diário das Coincidências (Alfaguara), Caderno de um Ausente (Alfaguara) e Aos 7 e aos 40 (Alfaguara).

Carrascoza também foi o curador do Laboratório de Leitura. A narrativa escolhida por ele foi o lindíssimo conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles.

Esta foi a primeira vez que um escritor profissional – e consagrado – participa de um ciclo do Laboratório de Leitura – e muito me alegra ter sido justamente um dos meus autores contemporâneos preferidos.

João Anzanello Carrascoza ainda autografou exemplares de seus livros, tirou fotos com os presentes e sorteou brindes.

Programação humanística e de contemplação
Além de desfrutarem da belíssima vila refúgio e compartilharem momentos inesquecíveis com o premiado contista, os participantes do “Viva Livros – Uma Experiência Literária” tiveram o privilégio de saborear deliciosas refeições – incluindo café da manhã da roça -, hipnotizaram-se com a incrível vista do pôr do sol no “Pensatório”, encravado numa encosta do Sítio Vila do Sol, e emocionaram-se com uma dupla de violeiros que, na noite do sábado 26, cantaram inesquecíveis sucessos da Música Popular Brasileira à beira de uma fogueira e sob um lindo céu estrelado. Foi, definitivamente, uma experiência humanística para ficar na história pessoal de cada um que lá esteve.

Confira, ao final deste post, algumas fotos do “Viva Livros – Uma Experiência Literária”.

Se preferir, clique aqui e acesse o álbum completo. E, se gostou da proposta do evento, fique atentx: em 2020 tem mais “Viva Livros”.

O “Viva Livros – Uma Experiência Literária” teve apoio da Casa Arca – Humanidades, Artes & Ofícios.

Laboratório de Leitura
LabLei pocket realizado durante o “Viva Livros” foi o 5º que coordeno profissionalmente.

Com ele, já somo 46h de experiência profissional – além de outras 18h de estágio externo – como coordenador da vivência de humanização pela Literatura, entre ciclos regulares e pocket.

Sítio Vila do Sol
Se você ficou curiosx para conhecer a vila refúgio Sítio Vila do Sol, acesse o site do local ou clique aqui para galeria no Google Fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *