Entre 14 e 21 de julho, aconteceu em Gonçalves (MG), no Sítio Vila do Sol, a primeira edição de uma residência literária idealizada e organizada por mim.
Recebemos 14 escritores(as) de várias localidades do Brasil, além do consagrado e premiado contista e romancista João Anzanello Carrascoza, padrinho da residência e mentor dos(as) residentes.
Durante o período, tivemos o privilégio de inaugurar a Biblioteca Terra do Livro, com mais de 20 mil volumes, como parte da vivência. A biblioteca é um projeto executado pelos proprietários do Sítio Vila do Sol, o casal Alberto Bento Augusto e Egle Maria Gallian, parceiros da residência.
O principal diferencial da nossa residência é que ela é plural e democrática, pois acolhe tanto escritores(as) já experientes, que buscam um local para avançarem com seus projetos pessoais de escrita, quanto aspirantes a escritores(as), que aprendem nas oficinas ministradas durante a semana e têm a oportunidade de serem mentorados(as) individualmente por um nome de peso da literatura brasileira.
A propósito da presença de João Anzanello Carrascoza nesta primeira edição – e em sua homenagem -, a partir de agora a iniciativa passa a se chamar RESIDÊNCIA LITERÁRIA DIAS RAROS, em alusão a um de seus livros de contos.
Muito me orgulha ter concebido este projeto e ter podido conviver com os(as) talentosos(as) residentes escritores(as) que estiveram conosco em Gonçalves.
Vida longa à Residência Literária Dias Raros!