Ricardo Mituti coordena primeiro ciclo de Laboratório de Leitura de Goiânia

Cliente da MTT Comunicação, Falcão é eleito “Lenda do Futebol Mundial” e ganha homenagem em Mônaco
11 de novembro de 2019
Livraria Espaço Sophia recebe palestras de Ricardo Mituti e torna-se sede de Laboratório de Leitura no Tatuapé
25 de novembro de 2019
Mostre tudo

Ricardo Mituti coordena primeiro ciclo de Laboratório de Leitura de Goiânia

No último sábado 9, tive a honra de coordenar o primeiro ciclo de Laboratório de Leitura (LabLei) já realizado em Goiânia (GO).

Em formato pocket – ou seja, com toda metodologia sendo aplicada num único dia -, o Laboratório foi aplicado a paroquianos(as) da Paróquia Menino Jesus, integrante da Arquidiocese de Goiânia.

A obra trabalhada foi o conto “A Terceira Margem do Rio”, do escritor mineiro Guimarães Rosa, presente no livro “Primeiras Estórias” (Nova Fronteira).

Entre os temas surgidos durante o LabLei, destaque para o amor, a intimidade, a coragem, o egoísmo, o luto e a loucura.

Com mais este Laboratório de Leitura, já somo 50h de experiência profissional – além de outras 18h de estágio externo – como coordenador da vivência de humanização pela Literatura, entre ciclos regulares e no formato pocket – tal qual o aplicado em maio e agosto, nas formações de líderes do Alicerce Educação (relembre aqui), e em outubro, como parte da programação do Viva Livros (relembre aqui).

Palestras
O primeiro ciclo de Laboratório de Leitura da capital do estado de Goiás foi fruto de palestra que ministrei na cidade em outubro passado.

A convite de Padre José William – administrador paroquial da Menino Jesus e a quem conheci em julho, durante o Curso de Atualização para Sacerdotes 2019 (relembre aqui sobre minha participação neste evento) -, apresentei o Laboratório de Leitura (LabLei) enquanto experiência humanística despertadora de afetos – algo que tem sido buscado tanto pelo pároco quanto pelos(as) paroquianos(as) – e falei sobre as perspectivas de utilização da Literatura como remédio contra “doenças da alma” (título do livro do meu cliente, amigo e mestre Dante Gallian).

E a exemplo do que aconteceu ao final da minha palestra, os goianos e goianas presentes ao Laboratório de Leitura de “A Terceira Margem do Rio” gostaram tanto da experiência que já se articulam para novos ciclos, possivelmente ainda no primeiro trimestre de 2020.

Externo aqui minha gratidão ao Padre José William, que viabilizou o ciclo, e a todos(as) os(as) que compareceram ao LabLei. O compartilhamento de seus afetos proporcionaram a ampliação da esfera da presença do meu ser.

Valeu, Goiânia! E até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *