Apliquei na última terça-feira 18 duas dinâmicas de Leitura e Escrita na segunda etapa de capacitação da primeira turma de orientadores do Alicerce Mais Adulto, braço recém-criado do Alicerce Educação – projeto do qual faço parte da equipe multidisciplinar (relembre aqui) – voltado para educação de jovens e adultos.
Motivado pelo sucesso do pocket do Laboratório de Leitura (LabLei) – que apliquei a esta mesma turma em novembro de 2019 (relembre aqui) – decidi voltar a trabalhar com narrativas clássicas, mas em outros contextos.
Escolhi usar o conto “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles, para propor ao pessoal a cocriação de novos finais para a narrativa.
Li um trecho desse lindo texto e dividi a sala em três grupos com quatro integrantes.
A missão era que cada pessoa escrevesse um parágrafo sequencial ao do colega de grupo, sem combinação prévia quanto ao desfecho.
Terminado o tempo de cocriação, os grupos fizeram leituras simples e dramática dos desfechos produzidos.
O resultado final foi ótimo!
A segunda dinâmica que propus a eles foi um Júri Literário.
A partir da atitude tomada por uma personagem do conto “A Sentinela”, do russo Nikolai Leskov – também parcialmente lida por mim no início da atividade -, voltei a dividir a sala em três grupos.
Um grupo deveria defender a atitude da personagem, enquanto outro seria contrário a ela. Um terceiro grupo formava o júri, responsável pelo veredicto.
A dinâmica funcionou tão bem que pouco pouco não passamos a noite argumentando a favor e contra a figura criada por Leskov. Foi empolgante!
Agora é esperar que em breve essas atividades inspirem adaptações a serem aplicadas aos alunos e alunas do Alicerce Mais Adulto.
Mais uma missão cumprida!