Laboratório de Leitura e Alicerce Educação firmam parceria, e Ricardo Mituti forma 1ª turma de mediadores de LabLei em âmbito corporativo

Leituras do Ano – 2020: lista atualizada
20 de fevereiro de 2020
Leituras do Ano – 2020: lista atualizada
11 de março de 2020
Mostre tudo

Laboratório de Leitura e Alicerce Educação firmam parceria, e Ricardo Mituti forma 1ª turma de mediadores de LabLei em âmbito corporativo

Uma nova e promissora etapa se descortina para o Laboratório de Leitura (LabLei) – e para mim, pessoalmente – a partir desta sexta-feira 6. Isso porque a data marca o início da formação de 1ª turma de mediadores de LabLei em ambiente corporativo, sob minha coordenação.

E não poderia haver lugar mais apropriado para minha estreia como formador da metodologia de humanização pelos livros: o Alicerce Educação.

Bem, é neste ponto que duas das minhas atribuições profissionais se cruzam.

Enquanto coordenador certificado de Laboratório de Leitura, assessor de imprensa e orientando de Mestrado de seu criador, Profº Dante Gallian, e membro da equipe multidisciplinar do Alicerce Educação desde a fundação do negócio, em 2019 (relembre aqui), juntei as pontas e trabalhei pelo estabelecimento de uma parceria institucional entre LabLei e Alicerce.

Oficialmente, a partir de agora, o Alicerce Educação passará a adotar a metodologia de humanização pelos clássicos da literatura universal como abordagem pedagógica possível para líderes e orientadores do Alicerce e do Alicerce Mais Adulto.

Por outro lado, o Laboratório de Leitura entra oficialmente no universo da Educação – algo há tanto pleiteado tanto por mestre Gallian quanto por mim.

Se até então, enquanto formador do Alicerce Educação, eu aplicava Laboratório de Leitura nas formações de novos líderes do Alicerce e orientadores do Alicerce Mais Adulto, a partir de agora também ajudarei a formar profissionais habilitados a aplicar o LabLei nos polos do Alicerce, para crianças, jovens e adultos.

A diferença, em relação à formação que eu tive para me certificar coordenador da metodologia, é que agora eu assumo o “papel de Dante” e vou ajudar a formar mediadores capacitados a aplicar ciclos de Laboratório apenas em âmbito do próprio Alicerce. Por outro lado, ao menos em tese, ajudei a criar uma nova categoria profissional para replicar o modelo em outras empresas e negócios – naturalmente, se houver outras demandas e assim o quiser mestre Gallian.

Ao final da formação no Alicerce – que deverá durar cerca de cinco meses -, os mediadores terão a opção de complementá-la na Casa Arca – Humanidades, Artes & Ofícios, diretamente com Profº Dante, a fim de obterem o certificado de coordenadores da metodologia – como o meu.

Estou muitíssimo honrado – e grato – com a confiança depositada em mim tanto por Gallian quanto por Paulo Batista, CEO do Alicerce. Mas, mais do que isso, estou feliz demais por ver o Laboratório de Leitura adentrar, definitivamente, num mundo no qual, tenho plena convicção, ele pode – e vai – fazer toda a diferença. Afinal, se a missão do Alicerce é transformar a Educação no Brasil, nada melhor do que ter a literatura como importante aliada no fomento à humanização daquelxs que poderão ter suas vidas transformadas.

Vamos em frente, porque essa nova missão está apenas começando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *