No último sábado, 22 de novembro, tive a alegria de lançar meu livro infantojuvenil “O Macacão Amarelo” na Livraria Pequeno Benjamin, em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ).
Como Aléxis Zorbás, eu queria dançar minha felicidade pelo lindo evento, pois faltam-me palavras para expressar tudo o que ainda estou sentindo.
Uma tarde afetiva, feliz e potente, com pessoas generosas, amorosas e muito, muito queridas. Foi simplesmente lindo!
Agradeço imensamente à minha esposa e ao meu filho, sempre presentes, à amiga-irmã Andrea Samico, da Interseção Design de Histórias, a grande responsável por tudo, à charmosíssima Pequeno Benjamin, nas figuras de seu proprietário Benjamin e de seu braço-direito Renan, que tão bem nos acolheram, à incrível e imprescindível Haianna Lima, pedagoga, psicopedagoga e educadora antirracista com quem bati um papo e que tanto nos ensinou — e que muito tem para nos ensinar — sobre preconceito racial e antirracismo, e aos inigualáveis amigos Marcelo Duarte, Guilherme Sargentelli e Renata Nogueira, que fizeram do Rio de Janeiro a nossa casa nesses dias tão especiais.
Clique aqui para assistir à integra do bate-papo com Haianna Lima. Em pauta, preconceito racial, adoção, educação antirracista, estereótipos, identidade, pertencimento e amor.
Educação Antirracista
Publicado pelo selo Pingos, da Editora Consultor Editorial, “O Macacão Amarelo” conta a história de Bernardo, um menino curioso e bem-humorado que nos convida a conhecer sua trajetória de adoção, reflexões sobre a cor da sua pele e descobertas sobre afeto, pertencimento e humanidade.
Nas palavras da educadora antirracista Haianna Lima, especialista num dos temas centrais da obra, o “livro é perfeito para disparar conversas sobre educação antirracista justamente porque não perde a ternura ao enfrentar a dureza do racismo. A linguagem é acessível sem ser simplista, a narrativa é envolvente sem ser escapista. É um livro que pode ser lido por crianças, adolescentes e adultos, e que oferece camadas diferentes de compreensão para cada público.”
“O Macacão Amarelo” tem quarta capa da escritora e roteirista Índigo Ayer, autora infantojunivel com mais de 40 livros publicados.
Índigo admite que, embora a obra conte a história da adoção de Bernardo, “no fim eu saí com a convicção de que, com seu jeitinho singelo, é ele quem nos adota como leitores“.
O livro “O Macacão Amarelo” pode ser adquirido diretamente com o autor, pelo WhatsApp (11) 99631-2800 ou pelo e-mail contato@mituti.com.br.
Garanta já o seu!











