EPÍGRAFES #23: Assista à entrevista com o historiador e pesquisador Dante Gallian, criador do Laboratório de Leitura

EPÍGRAFES #23: Ricardo Mituti entrevista Dante Gallian, criador do Laboratório de Leitura
10 de outubro de 2017
Leituras do Ano: lista atualizada
13 de outubro de 2017

E a edição 23 do “Epígrafes” está no ar.

Clique aqui e assista à entrevista com o historiador e pesquisador Dante Gallian, criador de um projeto fantástico que nasceu experimental, dentro da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e acabou ganhando vida própria – e reconhecimento – fora do ambiente acadêmico: o Laboratório de Leitura (LabLei).

Como define o site da Casa Arca, um dos locais onde acontecem os encontros do LabLei, a iniciativa “constitui-se numa atividade formativa humanística fundamentada na leitura e discussão de clássicos da literatura universal.” Ela “apresenta-se como meio privilegiado de promover a formação humanística e o processo da humanização no contexto pessoal e profissional” e “busca a ampliação da esfera do ser através da experiência estética propiciada pela fruição da obra literária que desencadeia numa rica e potente dinâmica de reflexão.”

À primeira vista, parece algo complicado e para poucos. Mas a prática é bem mais simples: a leitura como remédio para as dores da alma e instrumento para sermos mais humanos e menos tecnicistas.

Autor de um livro que fez minha cabeça – “A Literatura como Remédio – Os Clássicos e a Saúde da Alma” Dante Gallian falou ao EPÍGRAFES #23 sobre essa proposta encantadora, de mostrar o quão humanizador e transformador é o ato de ler, absorver e compartilhar um livro.

Nosso papo no programa se baseou numa epígrafe extraída do livro “A Desumanização”, do escritor português Valter Hugo Mãe, um dos gigantes da literatura contemporânea. “A humanização não é técnica”, explica Gallian. “Ela é resultado de um processo que envolve afeto, inteligência e vontade.”

A relevância do Laboratório de Leitura de Dante Gallian e os resultados práticos apresentados pela iniciativa, sobretudo no que dizem respeito ao potencial transformador e humanizador em seus participantes, garantiram ao LabLeiPrêmio Vivaleitura de 2014, concedido pelo Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. Bacana, não?

Por isso, se você busca ser uma pessoa melhor – e, quem sabe, curar alguns males que estejam te estorvando a cabeça e atormentando o coração -, não deixe assistir a esta ótima entrevista. Tenho certeza que irá se deparar com algumas incríveis possibilidades que sequer imaginou existirem.

A propósito, meu entrevistado também revela quais livros considera indispensáveis – quase “prescrições médicas” – nessa missão particular de busca interior por valores essenciais como parte do processo de humanização. Será que você já leu algum deles? Assista ao programa e descubra.

Aproveite a oportunidade e inscreva-se em meu canal no YouTube. Lá, você poderá assistir a todas as edições do “Epígrafes”. Ah, e também não deixe de curtir minha fanpage no Facebook, ok?

Um abraço e até a próxima!

EPÍGRAFES #23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *