Autor de HQV participa de debate sobre Literatura na TV Cultura

Leituras do Ano: lista atualizada
22 de agosto de 2016
Bienal do Livro de SP é minha Olimpíada
2 de setembro de 2016
Mostre tudo

Antes de ir ao que interessa, devo confessar que os títulos de posts nos quais me refiro a mim mesmo em terceira pessoa – tipo o Pelé, ao citar o Edson – não me agradam. Contudo, em tempos de SEO, trata-se de um mal necessário. Portanto, pelo menos até segunda ordem, assim eles seguirão.

Mas, agora sim falando sobre o que realmente interessa, a última terça-feira foi mais um daqueles dias que marcarão para sempre minha história. Em 30 de agosto de 2016, depois de quase 19 anos completos de Jornalismo, muitos deles dedicados à assessoria de imprensa, eu finalmente fiz minha primeira participação ao vivo em um canal de televisão. E o mais legal é que o fiz como fonte, na condição de autor.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, vou apenas contextualizar o fato. O resto da história você poderá assistir logo abaixo, literalmente.

Fui convidado por minha querida amiga Andresa Boni, competente jornalista, âncora do programa JC Debate, da TV Cultura, para ser um dos entrevistados de uma edição temática sobre Literatura. O gancho era a realização da 24a edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou em 26 de agosto e termina em 04 de setembro.

Andresa foi uma das colaboradoras da minha campanha de financiamento coletivo, em 2015, que culminou na publicação do meu Histórias (Quase) Verídicas. Portanto, também tornou-se minha leitora – e gostou do livro, segundo me confidenciou nos bastidores!

Aceitei o convite e fiz o programa, ao lado do agente literário Lívio Meireles, da CASA Agenciamento Literário, de Recife (PE), e do diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Mansur Bassit.

Ainda tive o privilégio de entregar dois exemplares – autografados! – do meu HQV fora do ar. Um para o próprio Bassit e outro para a Gerente de Comunicação da CBL, a também competente colega de profissão Vera Esaú, que acompanhou o executivo da Câmara ao programa.

Apesar do nervosismo inicial – afinal, era meu primeiro ao vivo na telinha -, a missão foi cumprida. E, segundo a crítica especializada, com louvor…

Tire suas próprias conclusões. Clique aqui e assista à íntegra da minha participação no JC Debate de 30 de agosto de 2016.

Abaixo, algumas fotos gentilmente cedidas por Vera Esaú e pela equipe da CASA Agenciamento Literário.

A selfie eu fiz no camarim da TV Cultura, para tentar espantar a tensão antes de ir para o estúdio, e a foto do Histórias (Quase) Verídicas na televisão – uma daquelas exposições que só mesmo um(a) amigo(a) garante para nós; valeu, Andresa Boni! – foi tirada e enviada por minha mãe, pouco fã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *