No último sábado 6 tive o privilégio de viver um dos momentos mais afetuosos e marcantes da minha carreira literária: o lançamento do livro “Poesias na AFESU — Amizade e Honestidade” (Editora Consultor Editorial), organizado por mim e de autoria das beneficiárias do Centro de Capacitação Profissional Casa do Moinho, uma das unidades da Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU) – organização não governamental que assiste pessoas do gênero feminino.
As poesias foram escritas pelas meninas ao longo do primeiro semestre como um entregável do Projeto Alcance, adaptação do Laboratório de Leitura que, neste ano, trabalhou os dois temas que deram origem ao livro.
Durante o lançamento da obra, tive a oportunidade de proferir breve palestra sobre o trabalho voluntário de organização do livro e sobre a humanização por meio da literatura, objetivo do Laboratório — e, por consequência, do Projeto Alcance.
Como parte da minha fala, também li dois poemas de Cora Coralina — “Ofertas de Aninha (Aos Moços)” e “A Procura” —, a fim de apresentar às beneficiárias e seus familiares, lá presentes, um pouco mais sobre a arte poética de um dos nomes mais importantes da poesia brasileira.
A generosa direção da AFESU ainda me agraciou com um Certificado de Reconhecimento por minha atuação na ONG desde 2021, quando coordenei ciclos de Laboratório de Leitura na organização.
Ao final do evento, as beneficiárias poetisas autografaram e tiraram fotos com os presentes, em momento que marcou, com muita emoção, o encerramento do Projeto Alcance em 2025.
Projeto Alcance
O Projeto Alcance é uma adaptação do Laboratório de Leitura, aplicado por mim a colaboradoras e voluntárias da AFESU em 2021 e 2022 – ano em que, inclusive, formei coordenadoras para atuação interna na ONG (relembre aqui).
A principal diferença do Projeto Alcance em relação ao Laboratório de Leitura está justamente nos trabalhos apresentados pelas participantes ao final de cada ano letivo. Estes trabalhos retratam as principais virtudes (temas) observadas em cada ciclo de leitura e reflexões.
Em 2024, por exemplo, as beneficiárias da AFESU trabalharam com a amabilidade e a cordialidade, a responsabilidade, a perseverança e a paciência. Entre os trabalhos produzidos, destaque para a farmácia dos afetos, os sonhos bordados, desenhos e o plantio e cultivo de girassóis. Clique aqui para relembrar e aqui para conferir a galeria de fotos do evento de 2024.





