A Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU), organização não governamental que assiste pessoas do gênero feminino, promoveu na última sexta-feira 3 um evento de encerramento das atividades de 2021.
A programação matinal foi aberta por mim e também contou com a participação do Profº Dante Gallian.
A Responsabilidade Humanística, empresa de Gallian da qual sou colaborador, é parceira da AFESU desde agosto passado. Juntas, ambas colocaram em prática neste semestre a primeira etapa do Projeto Alcance, iniciativa de formação humana baseada no Laboratório de Leitura (LabLei) que deverá culminar, até o fim de 2022, no desenvolvimento de uma abordagem pedagógica própria da Associação, inclusive com a formação de coordenadores de Laboratório de Leitura por nós, da Responsabilidade Humanística, para atuação interna e exclusiva na AFESU.
Ficou sob minha responsabilidade a coordenação de todos os ciclos de LabLei realizados entre agosto e novembro deste ano, com mais de 70 colaboradores de diversos setores da instituição. Daí o meu envolvimento pessoal com o projeto – e o porquê de ter aberto o evento de fim de ano da AFESU, conforme mencionado no abre deste post.
Depois de uma breve fala inicial, propus uma dinâmica com as pessoas presentes, para trabalharmos alguns dos temas suscitados nesses Laboratórios de Leitura. Encerrada essa etapa, recebemos Mestre Dante Gallian para uma espécie de talk show, conduzido não apenas por mim, mas ainda mais pelas colaboradoras da ONG, que levantaram questões superinteressantes ao convidado especial do dia.
Nossa expectativa, agora, é pela sequência, no próximo ano, do Projeto Alcance – cujo logotipo, registre-se, é o singelo balão transformado num lindo marca-páginas, com o qual fui presentado, juntamente com o não menos lindo lápis de origami (foto abaixo).
Da minha parte, tenho apenas a agradecer à direção e às colaboradoras da AFESU pelo acolhimento, generosidade, confiança e pelo tanto que aprendi com todas as pessoas que participaram dos LabLeis coordenados por mim.
Que possamos seguir juntos em 2022, levando ainda mais literatura e humanização para todos aqueles que estão envolvidos com esta séria e respeitável organização.
Contem comigo! E muito obrigado!
(PS: Acesse a aba Eventos e confira mais fotos)