Ricardo Mituti

Ricardo Mituti é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Apesar de não assiná-lo, carrega um Junior como último sobrenome.
Passou por Jornal do Brás, diário Lance!, UOL, A Tribuna (Santos/SP) e Jornal Nippo-Brasil. Foi repórter, repórter especial, editor, editorialista e diretor de conteúdo. No entanto, sempre preferiu a vida fora das redações.
Começou a atuar como assessor de comunicação no ano 2000.
Entre 2007 e 2017, foi editor, diretor de Conteúdo e diretor de Negócios e Atendimento do Grupo Intelligenza, à frente da ELEVEN PRESS Assessoria, núcleo de comunicação corporativa da empresa.
Como assessor de imprensa, fez carreira nas editoriais de Esportes, Negócios e Propaganda e Marketing. Atendeu clientes como o ex-jogador e ex-técnico da
Seleção Brasileira Paulo Roberto Falcão, Santos Futebol Clube, Sport Club Internacional, Esporte Clube Bahia, Clube Atlético Paranaense e a ONG internacional Spirit of Football.
Fora do esporte, assessorou a plataforma de financiamento coletivo Bookstart, especializada no mercado editorial e em projetos culturais, a editora Lago de Histórias, as escritoras Ana Marson e Mileine Vargas, o Caçador de Carros Felipe Carvalho, a agência Flex Interativa e a cervejaria artesanal Leuven, de Piracicaba (SP), entre outros.
Na Literatura, é coautor do livro O Brasil do Sol Nascente – 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Editora Biluma Cultural; 2009).
Estreou como autor de ficção em 2015, quando lançou Histórias (Quase) Verídicas (Bookstart), compilação de 18 contos de variedades que retratam situações e tipos bastante comuns do cotidiano. Em novembro de 2017, lançou o romance Órfãos de São Paulo (Editora Consultor Editorial). Em 2023, publicou Leio, Logo Existo (Mangue Editora), de crônicas e contos, e, dois anos mais tarde, seu primeiro infantojuvenil: O Macacão Amarelo (Editora Consultor Editorial).
É idealizador e organizador da Residência Literária Dias Raros e do Viva Livros – Uma Experiência Literária. É cronista colaborador do jornal O Popular, de Goiás, para quem escreve quinzenalmente.
Também idealizou e apresentou o talk show lítero-cultural Epígrafes, no ar na internet entre 2016 e 2018 com a proposta de debater temas existenciais, essenciais ou de interesse público com convidados e convidadas de áreas diversas, tendo sempre como pano de fundo uma frase extraída de um livro, e da série Epígrafes Pocket, produzida durante a Bienal do Livro de SP de 2018. Foi, ainda, coapresentador do podcast lítero-filosófico Leia a Bula, com o Profº Dr. Dante Gallian (UNIFESP), e colunista do Blog Tesão Literário, do portal Ver Agora, de Pernambuco.
Sócio-proprietário da boutique de comunicação e conteúdo MTT Comunicação, atua como coordenador de Laboratório de Leitura, experiência de humanização por meio da literatura surgida em 2003 na Escola Paulista de Medicina, da UNIFESP – objeto de pesquisa de Mestrado que lhe rendeu o título de Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da própria UNIFESP em 2022.
Também atua como palestrante, redator, roteirista, produtor, editor, ghost writer, narrador de audiolivros, mediador de debates, mestre de cerimônias e consultor para assuntos do mercado editorial e livreiro.